O que você precisa saber sobre o Mercado de Trabalho de Comex

Mercado de Trabalho no Comex

Com o passar dos anos, os profissionais de Comércio Exterior foram buscando especialização e formação acadêmica. Quando eu comecei a atuar na área, por exemplo, a maioria dos profissionais não tinha ensino superior e isso foi mudando de acordo com o crescimento das exigências do mercado. Hoje, há uma procura maior pelo enriquecimento teórico e também a certificação. Os cursos mais buscados são Administração, Comércio Exterior, Logística, Relações Internacionais ou cursos técnicos (profissionalizantes), com menor duração. Alguns cargos, como o de Analista, exigem ensino superior completo, por isso a formação acadêmica é essencial para o seu crescimento profissional. Essa mudança na mentalidade traz peso maior para a concorrência de mercado, mas também melhora muito o nível dos profissionais do setor.

O Comex é um mercado bem eclético e abrange vários segmentos de atuação. Minha dica é que, principalmente durante a faculdade, vocês aproveitem para fazer estágios, entender melhor como são as funções e depois se especializar na área que mais se identifica. Você pode atuar em importadores, tradings, agentes de cargas, armadores, companhias aéreas e, dentro de cada um, atuar na operação, em vendas, comercial, pricing, financeiro, atendimento ao cliente e diversos outros. Ou, se você tem desejo e veio para negócios, abrir a sua própria importadora ou começar a exportar produtos que você fabrica. Não se apressem fazendo todos os cursos oferecidos no mercado, planejem suas carreiras com calma, experimentem e vão entendendo o tipo de função que mais te agrada e, posteriormente, procurem cursos de especialização na profissão que desejam seguir. O mundo do Comex tem todas as opções!

Como profissional, é importante entender que exercermos diversas atividades ao mesmo tempo, portanto é imprescindível termos noção e entender como gerenciar bem o nosso tempo. Trabalhamos com diversas partes do mundo, diversos fusos-horário, então é comum que tenhamos demandas fora do horário comercial. Esteja bem com isso, o esforço será sempre visto e compensado!

Outro ponto extremamente importante é desenvolver a visão holística ou visão do todo. Entender como sua atividade impacta na atividade do colega é fundamental, bem como encontrar maneiras de ajudar e sempre trabalhar com espírito de equipe. As operações são uma corrente e o menor dos problemas pode gerar um efeito dominó. Essa é uma das melhores características de um excelente profissional, se desenvolva!

Um profissional de Comex precisa de 03 características básicas: Proatividade, Prestatividade e Perseverança. A proatividade para que você não hesite em questionar, entender, tirar dúvidas com outros profissionais mais experientes, principalmente se você está começando. A prestatividade, pois é preciso oferecer ajuda sempre e lembrar diariamente que um dia você poderá precisar de uma mão no trabalho. Por fim, a perseverança, pois nós profissionais somos incansáveis quanto o objetivo é prestar um atendimento de excelência e chegar ao melhor resultado possível, esgotamos todas as possibilidade para fazer uma operação dar certo sempre!

Por fim, deixo aqui as expressões mais vistas, ouvidas e faladas no nosso mundo, por clientes, fornecedores, parceiros e até por nós mesmos. Com certeza você vai se deparar com todas elas um dia e vai lembrar-se desse texto! A mais famosa de todas é “a fábrica vai parar”, muito usada quando temos atrasos nas operações. Outra muito comum é “não tem como acelerar esse navio / avião?” também muito vista nos momentos de desespero. E, a última dica de quem já viveu muita coisa nesse mundo maravilhoso que é o Comércio Exterior: Nunca diga que uma carga urgente é urgente, não jogue essa informação para o Universo, pois a Lei de Murphy (“qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível”) sempre atua nesses casos. Esses são os jargões mais famosos no mundo do Comércio Exterior, lembre-se que em breve pode ser você a contar sua experiência com um deles!

Nathalia Amorim
@comexnapratica

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

'